quinta-feira, 15 de outubro de 2009

UM MOMENTO DE PROZA COM UM IDOSO

Hoje pela manhã eu passava pela rua Epitácio Pessoa no bairro Bom jardim e me encontrei com um cidadão de 85 anos, um senhor auto de pele flácida, olhos bem vivos e azuis, rosto comprido cabelos lisos. Não perdi a oportunidade de bater um papo com o mesmo. Eu disse:
-- Olá meu amigo tudo bem?
E ele respondeu:
-- Não está porque tou meio doente dessa perna rapaz, fiz uma operação.
-- E o que houve com a perna?
-- O menino ligou a moto e eu estava perto, a bicha deu um pulo mesmo em riba 'deu', aí quebrou bem aqui. Mas eu fui lá no hospital de Russas e o médico quando me viu disse:
-- Mas eu não acredito que é Chico confusão não!
Aí eu disse:
-- Sou eu mesmo rapaz.
E ele:
-- Você ainda lembra de mim?
-- Não!
Aí o medico:
-- Mas homem, se não fosse você eu tinha apanhado muito dos soldados do exército naquele dia, a minha sorte foi você ter aparecido com aquele "38".
Aí não faltou nada pra mim. Eu perguntei:
-- Mas como é o nome do senhor?
-- Francisco Cezaro! Homem você nunca ouviu falar em Chico confusão não? eu era muito conhecido, o povo dizia que eu era valente, só tinha eu e mais três aqui em Mossoró, mas é porque o povo não sabia que eu era mole... -- deu uma risada e continuou -- Eu trabalhava nas linhas de telefone, era eu quem ajeitava. Zé Bezerra dizia que quando fosse delegado ia me prender e tomar meu revolve, aí eu dizia: "Se puder né?"
Eu perguntei:
-- Seu Chico o senhor namorou muito?
Ele disse:
-- Eu tive muitas mulheres graças a Deus. Ainda tenho muita vontade mas elas não me quer mais.
-- O senhor já foi preso?
-- Fui uma vez, mas quando souberam que era eu, mandaram ir logo pra casa. Um dia eu estava bebendo mais um amigo quando eu vi três soldados, um dizia "vá!" e o outro "vai você, eu não!", até que vieram, disseram:
-- Ei o delegado disse que o senhor mandasse o revolve.
Ai eu disse:
-- Diga a ele que eu vendi ontem por 125 conto.
Seu Chico disse que quando era moço, passou uns tempos em Brasília, mas deu uma brigada lá e veio embora. Me despedi de seu Chico e fui embora. Quem lê pensa que passei o dia com seu Chico, mas foi apenas 35 minutos e foi o suficiente para ele me contar uma grande parte da vida dele, os idosos adoram quando alguém para para escutá-los...

Nenhum comentário: