Mostrando postagens com marcador CARNAVAL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CARNAVAL. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de março de 2014

CARNAVAL DE APODI TEVE RECORDE DE PÚBLICO



O carnaval de Apodi, sem sombra de dúvidas, foi o mais frequentado pelos foliões da região, só que a cidade recebeu dois tipos de público: Os que foram no intuito de se divertir e brincar e os que foram fazer bagunça com comportamento indesejável!

Por tanto, tenho dois motivos para escrever este texto: um para parabenizar os apodienses pela belíssima festa que eles prepararam, uma estrutura para ninguém botar defeito e o outro motivo para falar da minha indignação com o comportamento de uma minoria de foliões abestalhados que vão só bagunçar, a meu ver esses deveriam ser expulsos da cidade depois de uma boa surra.

Este tipo de folião não respeita ninguém e não é digno de uma boa recepção, infelizmente eles se infiltram só para tirarem o brilho do evento que é feito com o esforço de muitos. Não consigo entender porque algumas pessoas associaram o carnaval à baixaria, isso faz com que os que gostam da baixaria se aproveitem da oportunidade.


Vejam abaixo imagens feitas durante o evento que mostram a belíssima estrutura que Apodi tem para comportar os foliões. Toda a folia foi transferida para fora da cidade, uma via de mão dupla por onde passaram os arrastões parece ter pouca utilidade para o trânsito urbano, essa medida desafogou o centro da cidade neste período.

A avenida no momento da concentração com os foliões chegando.
Um carro pipa molhando os que queriam se refrescar do calor.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

JÁ NOS COMPORTAMOS MELHOR


Durante toda a movimentação do carnaval, deu para perceber um clima de paz em todo estado do Rio grande do norte, o único fator que teve destaque, foi o incidente na capital do estado onde a própria polícia militar se envolveu entrando em confronto com participantes de um bloco de carnaval.


Não cabe essa história de que tudo correu bem graças ao esforço da PM, mas sim ao comportamento das pessoas que está mudando, quando as pessoas saem às ruas parece que diminui a violência. Venho percebendo isso desde bastante tempo. Dois exemplos: a campanha eleitoral e o Mossoró cidade Junina, neste período a violência diminuiu em Mossoró. Nos comícios toda noite tinha grandes aglomerações de pessoas e não acontecia nada.


Em outros tempos a historia do carnaval seria outra, na quarta-feira de cinzas os jornais minavam sangue de tanta violência, as pessoas que brincavam no carnaval davam graças a Deus por terem escapado das tragédias que ocorriam.


Não existem mais tantas ocorrências como antigamente, as pessoas brigavam por qualquer motivo. Os embriagados de hoje são mais conscientes, evoluímos bastante neste sentido.


Essa realidade deixa claro que o problema maior da segurança pública é a droga. Quase tudo que acontece de ruim está relacionado à droga, de forma direta ou indireta, essa é a maldição que destrói a paz nos dias de hoje. Se não existisse essa maldição os presídios estavam esvaziados. A violência seria quase zero.


Devemos cobrar cada dia mais aos políticos medidas que combatam a droga e que seja discutido o assunto permanentemente nas salas de aulas preparando os jovens para uma vida saudável.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CARNABUCO LOTOU A JOAQUIM NABUCO.


A folia do Carnabuco voltou ao lugar original da festa, onde começou há muitos anos, na Rua Joaquim Nabuco. Todo o percurso da rua, que mede 1,5Km, ficou tomado por pessoas que vieram prestigiar o último frevo do carnaval deste ano, a festa começou no cruzamento da Rua Joaquim Nabuco com a Geral Ozório e se deslocou até o cruzamento da Pedro Gomes de Oliveira já no final do bairro Alto da Conceição.

Todos os anos se percebe que o público vem aumentando a cada edição e neste ano teve mais segurança para garantir a tranquilidade da festa. O Carnabuco é uma festa frequentada por todas as camadas da sociedade de Mossoró, as crianças e as pessoas idosas, o rico e o pobre todo anos se misturam para brincar o Carnabuco.

 Veja imagens tiradas durante o Carnabuco 2012.


poeta Antonio Francisco também veio prestigiar o Carnabuco  

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O REPERTÓRIO DO CARNAVAL 2012

O carnaval deste ano ficou marcado pela má qualidade das músicas tocadas por conta da pornografia. Lamentável o quanto tem gente que não valoriza as música que educam os jovens ao bom comportamento.

Além da poluição sonora com o que não presta, as crianças estão participando desta baixaria adulta e nociva aos bons modos em uma vida futura. Nas cidades do interior presenciei várias crianças nas altas horas da noite fazendo coreografias das músicas impróprias no meio de bêbados e mulheres veteranas do mundo da vadiagem.

O carnaval é uma festa muito bonita onde as pessoas se divertem, pena que existem as pessoas que usam o carnaval como tolerância para exibir seus péssimos gostos.

Veja só uma coleção do que lembro ter ouvido neste Carnaval: “Vem Com a Bunda vem com a bunda”; “Kicu, kicu”; “Infinca, infinca”; “é chicotada e tchau”, “bote um chip na minha fita” e muitas outras obras de cantores desconhecidos. Ainda bem que no próximo ano não lembramos mais destas porcarias. 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

APODI FERVEU NO DOMINGO DE CARNAVAL


Depois da chuva na noite de sábado em Tibau, fui ver como estava o carnaval de Apodi na noite de Domingo. Surpreendi-me com tantos foliões naquela cidade. Muitos acreditavam que o carnaval de Apodi seria prejudicado por conta do carnaval de Tibau, só que não aconteceu o esperado.

A banda Inala fez o arrastão no final da tarde começando no centro da cidade e foi até o complexo turístico da lagoa do Apodi acompanhado por uma multidão de foliões contagiados com muita alegria e energia para gastar pulando no frevo.

Depois do arrastão, a animação foi no palco principal montado às margens da lagoa do Apodi que teve as apresentações das bandas Tabacana e Bonde do Maluco.


Fiquei com dó do animal da foto abaixo que estava amarrado bem próximo à festa, o barulho não estava deixando ele dormir, o proprietário do mesmo deveria ter escolhido um local melhor para deixá-lo.           





sábado, 18 de fevereiro de 2012

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE MOSSORÓ

Três escolas de samba desfilaram na noite de ontem, sexta-feira, 17, na  estação das Artes Elizeu ventania. As escolas foram: Balanço da mocidade, Imperatriz da zona Norte, e Acadêmicos do salinista. Na disputa, Balanço da mocidade ficou com o primeiro lugar.

O  desfile de Carnaval vem se mantendo vivo, apesar da falta de interesse dos administradores da cidade em transformá-lo em um grande evento para nossa cidade.

Mesmo assim o desfile foi muito bonito, o empenho dos carnavalescos e a participação dos foliões faz com que Mossoró ganhe tempo para  esperar por um administrador interessado em transformar o Carnaval de Mossoró em referência pelo menos no Rio Grande Do Norte.







O lado vergonhoso do Carnaval de Mossoró continua sendo a má qualidade das apresentações dos blocos que desfilam na Estação das artes. Um retrato colorido da falta de respeito por parte dos que administram a cidade com as pessoas da periferia.

No meu entender a fundação de cultura teria que fiscalizar os ensaios destes blocos e exigir de seus donos melhor desempenho para não expor pessoas inocentes de forma indecente para desfilar em via pública.

Não é justo que Mossoró assista todo ano as pessoas menos informadas da periferia prestarem este papel e não se fazer nada. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CARNAJUCA 2012 FOI BOM ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA

Mesmo com muita chuva o povo não deixou de comparecer ao 9º Carnajuca na noite de ontem no bairro Doze Anos. Tava tudo muito bem organizado, só que uma forte neblina quase estragava a noite.

Por sorte São Pedro teve dó, e fechou as torneiras por algumas horas, foi o suficiente para rolar a festa pelo menos até ás 00h, momento em que abandonei o Carnajuca por conta de outra neblina.

A festa em si foi muito bonita, pena que poucos contribuíram com a compra do abadá vendido por apenas R$ 20, talvez por não ter divisão entre os que compram e os que não, muitos não acham necessária a compra.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A TROÇA AGITOU O CENTRO


Muito bonita a reunião de foliões na noite de ontem, quarta-feira, dia 15, em frente ao Teatro municipal para participar do bloco “A troça batendo o centro” em Mossoró. As inúmeras fantasias expressavam o amor dos mossoroenses pelo carnaval.
Estavam presentes muitas pessoas bonitas de todas as idades com um único objetivo: diversão. Animados apenas por uma banda de música e um carro de som, formaram uma multidão que poderia ser comparada aos eventos do Mossoró Cidade Junina e todos acompanharam o percurso por várias ruas do Centro.  

 Carnaval é assim, voluntariamente dando seguimento à nossa cultura, diferente dos que tentam privatizar o que é do povo visando lucrar com desejo dos que gostam de brincar carnaval. 
A troça passando ao lada da Catedral 
Entre os foliões estavam a pré-candidata do PSB à prefeita de Mossoró, Larissa Rosado, como também a provável pré-candidata do DEM ao mesmo cargo, Ruth Ciarline. Veja imagens da folia do troça.
Larissa Rosado na troça
Ruth Ciarline também na troça


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ESCOLHA DA RAINHA 2012 EM AREIA BRANCA.

Nathalia Natasha Varela de 20 anos do Bloco Ouro foi escolhida pelo jurado para ser a Rainha 2012 do Carnaval de Areia Branca.
A escolha da Rainha do Carnaval de Areia Branca 2012 foi na tarde de ontem 12 de Fevereiro. Uma multidão se aglomerou na praia de Upanema para ver o desfile das meninas concorrentes ao título de rainha.


A festa foi muito bonita por contar com a participação da população, não vejo em outro canto uma participação como acontece lá em Areia Branca, jovens, crianças, idosos todos reunidos em um só lugar, que fazem a festa ser diferente.
Comissão julgadora 
Para as participantes do concurso, ser escolhida como rainha significa a realização de um sonho que cada menina carnavalesca tem. O nervosismo das meninas no momento de anunciar o nome da Rainha foi grande, o tamanho da alegria de quem ganhou foi o mesmo da tristeza e decepção da que não foi classificada.


Quem fez a animação da noite foi a banda Grafith tocando em um trio que depois da escolha da rainha fez o arrastão da praia de Upanema até a cidade. Veja imagens da rainha e do que rolou em Areia Branca na tarde de Domingo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CATOLÉ DO ROCHA SAI NA FRENTE COM PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2012.

Já foi divulgada pela prefeitura a programação do Carnaval de Catolé do rocha, cidade que fica no alto oeste a 163 km de Mossoró logo depois da divisa no Estado da Paraíba.

Veja abaixo toda programação dos quatro dias de frevo.

Sábado : 18/02/2012
Orquestra de frevo
Forró da Xêta
Banda Elétrica
Rit Samba
Domingo: 19/02/2012
Super Orquestra de frevo Canaã -Uiraúna
Amaré
Prabalá
Pegada de luxo
Balada Elétrica
Segunda : 20/02/2012
Pawlêra do Brasil
Super Orquestra de frevo Canaã –Uiraúna
Ala Ursa
FelipeMayku
Terça: 21/02/2012
Orquestra de frevo
Max e Banda
Ferro na Boneca
Felipe Mayku

sexta-feira, 11 de março de 2011

ESSE FOI O CARNAVAL DA PAZ.

Ontem a imprensa passou o dia falando da violência no Carnaval, eu discordo, o Carnaval foi muito calmo em toda região. O problema é que todos os casos que aconteceram foram acumulados  e só foram divulgados na quarta-feira, dando assim uma impressão negativa.

Em dias comuns, em finais de semana movimentados, acontecem muito mais tragédias do que as que aconteceram neste Carnaval. Outra coisa que eu não concordo, é falarem que o trabalho de fiscalização da polícia ajudou a diminuir acidente, mas que fiscalização? Porque eu não vi nenhuma, só se foi em estradas que eu não passei.

Nos períodos de grande movimento  a imprensa começa cedo divulgando o trabalho da polícia, só que além da divulgação não acontece mais nada. Polícia na estrada só em casos de acidente.

Eu andei muito neste carnaval, só vi polícia na estrada duas vezes, na entrada de Apodi, domingo a tarde, tinha uma caminhonete na descida do alto, parada em uma sombra com quatro policiais só na retaguarda.

A outra vez foi na estrada de Tibau, os guardas de trânsito com cones, mas nada de parar ninguém, portanto o carnaval foi calmo graças ao comportamento das pessoas.          

quarta-feira, 9 de março de 2011

O CARNABUCO MUDOU PARA A RIO BRANCO

Hoje à tarde o Carnaval de Mossoró voltou a arrastar uma multidão para brincar no “Carnabuco”. Há 11 anos, nas quartas-feiras de Carnaval, acontece esta festa bonita. Este ano o Carnabuco não agradou a todos, por causa da mudança do local da festa, em vez de ser na Rua Joaquim Nabuco, onde tudo começou, o evento foi transferido para avenida Rio Branco.
Muitos dos foliões que freqüentam o Carnabuco desde o início, não ficaram satisfeitos com a mudança, é o caso de seu Zé do cigarro, ele estava revoltado com a idéia, ele disse que agora não é mais como era antes, perdeu toda graça. 
O espaço onde aconteceu o evento é bem maior, só que não tinha iluminação suficiente e por ser mais aberto, complica a segurança. Mas o que importa é que a mudança não diminuiu o número de participantes, como em todos os outros anos,o carnabuco só cresce.
O Carnabuco é diferente de todos os outros Carnavais da região, o evento sempre procura não mudar o repertório das músicas, ao invés de músicas novas as marchinhas de Carnaval é quem animam os carnabuquences.
Na foto abaixo seu zé do cigarro reclamando da mudança 
Este casal de foliões tambén não gostaram da Rio Branco 
Paulo veio tambén Brincar no Carnabuco


segunda-feira, 7 de março de 2011

O CARNAVAL DE APODÍ É MESMO O MELHOR

Neste domingo fui ver como estava o frevo da cidade de Apodí, entrei na cidade por volta das 15:30 e fiquei impressionado com tanta animação. Em cada esquina tinha um paredão de som, gente dançando nas calçadas, em cima de carros, nas varandas das casas, vi que todos os apodienses gostam do frevo do Carnaval.


O carnaval de Apodí, é o melhor do estado. A banda “Bonde do maluco”, em cima de um trio, arrastou a multidão do centro da cidade até o calçadão da lagoa, por volta das 21 horas encerrou o arrastão, o povo voltou para o centro e os paredões voltaram a tremer a cidade até começar a festa de palco no calçadão da lagoa.


Veja imagens do frevo.


Olha só abaixo as meninas do bloco “OBRAS PRIMAS”. São elas Gaby, Karol, Juliana, Graziely e outras.

Gente de todo o estado vem para Apodí. Este bloco abaixo, "Viçofolia”, veio da Cidade de Viçosa-RN brincar em ApodiA cidade de Lucrécia também estava sendo representada pelo bloco “Tudo é farra”