Mostrando postagens com marcador Religião. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Religião. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 22 de julho de 2013

DISCURSO DO PAPA AO CHEGAR NO BRASIL

“Senhora Presidenta, Ilustres Autoridades, Irmãos e amigos!

Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu Pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil, nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao Sucessor de Pedro. Dou graças a Deus pela sua benignidade.

Aprendi que para ter acesso ao Povo Brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta.


Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: “A paz de Cristo esteja com vocês!”


Saúdo com deferência a senhora presidenta e os ilustres membros do seu governo. Obrigado pelo seu generoso acolhimento e por suas palavras que externaram a alegria dos brasileiros pela minha presença em sua Pátria. Cumprimento também o senhor governador deste Estado, que amavelmente nos recebe na sede do governo, e o senhor prefeito do Rio de Janeiro, bem como os Membros do Corpo Diplomático acreditado junto ao governo brasileiro, as demais autoridades presentes e todos quantos se prodigalizaram para tornar realidade esta minha visita.


Quero dirigir uma palavra de afeto aos meus irmãos no Episcopado, sobre quem pousa a tarefa de guiar o Rebanho de Deus neste imenso País, e às suas amadas igrejas particulares. Esta minha visita outra coisa não quer senão continuar a missão pastoral própria do Bispo de Roma de confirmar os seus irmãos na Fé em Cristo, de animá-los a testemunhar as razões da Esperança que d’Ele vem e de incentivá-los a oferecer a todos as inesgotáveis riquezas do seu Amor.


O motivo principal da minha presença no Brasil, como é sabido, transcende as suas fronteiras. Vim para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no seu abraço para, junto de seu Coração, ouvir de novo o seu potente e claro chamado: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.


Estes jovens provêm dos diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade.


Cristo abre espaço para eles, pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência da sua amizade. Cristo “bota fé” nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “Ide, fazei discípulos”. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos. Também os jovens “botam fé” em Cristo. Eles não têm medo de arriscar a única vida que possuem porque sabem que não serão desiludidos.



Ao iniciar esta minha visita ao Brasil, tenho consciência de que, ao dirigir-me aos jovens, falarei às suas famílias, às suas comunidades eclesiais e nacionais de origem, às sociedades nas quais estão inseridos, aos homens e às mulheres dos quais, em grande medida, depende o futuro destas novas gerações.


Os pais usam dizer por aqui: “os filhos são a mina dos nossos olhos”. Que bela expressão da sabedoria brasileira que aplica aos jovens a imagem da pupila dos olhos, janela pela qual entra a luz regalando-nos o milagre da visão! O que vai ser de nós, se não tomarmos conta dos nossos olhos? Como haveremos de seguir em frente? O meu auspício é que, nesta semana, cada um de nós se deixe interpelar por esta desafiadora pergunta.


A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço; tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; oferecer a ele fundamentos sólidos, sobre os quais construir a vida; garantir-lhe segurança e educação para que se torne aquilo que ele pode ser; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida, assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica, suscitando nele a criatividade do bem; entregar-lhe a herança de um mundo que corresponda à medida da vida humana; despertar nele as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos.



Concluindo, peço a todos a delicadeza da atenção e, se possível, a necessária empatia para estabelecer um diálogo de amigos. Nesta hora, os braços do Papa se alargam para abraçar a inteira nação brasileira, na sua complexa riqueza humana, cultural e religiosa. Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do Papa. Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já a todos abençoo. Obrigado pelo acolhimento!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

PRECISAMOS FORTALECER NOSSA FÉ


A maior história de amor da humanidade contada até hoje em todo mundo é, sem dúvidas, a de Jesus Cristo. Sua morte na cruz reflete até hoje iluminando a estrada por onde caminha o amor.

Não sei o que está acontecendo com as pessoas, sinto um enfraquecimento na cultura religiosa.

Em tempos difíceis o melhor lugar para se procurar conforto é onde está nossa fé, por isso temos que nos dedicar melhor a esta fonte de esperança deixada por nosso senhor Jesus Cristo.

A religião Católica precisa urgentemente de mudanças por parte dos líderes da igreja no sentido de conscientizar melhor seus seguidores.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O POVO DO ORIENTE MÉDIO MERECE RESPEITO.


Um filme produzido nos Estados Unidos com cenas que denigrem a imagem do profeta Maomé tem sido motivo para muitos protestos no mundo árabe.
   
O filme foi um feito lamentável. Não deveria ser usado o sonhado direito de liberdade de expressão para estes fins. Considero imundo o uso da liberdade para desmoralizar culturas alheias.

Mais uma vez os americanos mostram ao mundo o quanto são antipáticos com o povo do Oriente Médio. Um insulto desta magnitude à maior referencia religiosa do mundo não pode ser visto nem considerado como normal.

No mínimo deve ser visto como imundo. Jamais devemos aceitar e ficar calados enquanto que é desmoralizado tudo que os americanos não considerem legítimo. O Mundo não se limita apenas aos pensamentos da minoria dos radicais do ocidente.

segunda-feira, 19 de março de 2012

O DIA DE SÃO JOSÉ

O dia 19 de março é um dia especial para o nordestino, principalmente o homem do campo que vive da agricultura familiar. O dia de São José é uma referência do inverno, experiência antiga que o homem do campo tem, esta data é a última esperança de um inverno bom, se não chover até este dia é sinal de que não haverá o inverno.

Antigamente as pessoas tinham a crença de que se roubassem a imagem de São José o inverno começava. Isso era muito comum no sítio, o vizinho roubava a imagem do santo e só devolvia na data de hoje acompanhado com uma procissão feita pela comunidade e rezavam um teço de agradecimento à São José pelo inverno.  



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NOITE DE DEMONSTRAÇÃO DE FÉ DOS JOVENS DE MOSSORÓ


Mossoró teve uma noite especial para a comunidade católica jovem, onde demonstraram o respeito a religião, e o amor a Deus o criador de tudo.

A caravana do Bote fé, que é uma peregrinação que estar acontecendo pelo Brasil inteiro carregando uma Cruz anunciando a jornada mundial da juventude (JMS) que será realizada no Rio de Janeiro em 2013, Chegou a Mossoró na noite de ontem, quinta-feira 16 de Fevereiro.

A noite foi marcada por muito louvor a Deus e uma longa caminhada de jovens pelas ruas de Mossoró carregando a Cruz, o principal símbolo da religião católica.

A cerimônia teve inicio às 18h em frente a Igreja São João Batista no bairro Doze anos  liderada por Dom Mariano Mazana,  de lá seguiram em forma de via sacra  até a Catedral de Santa Luzia no Centro da cidade.  

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

BOTE FÉ EM MOSSORÓ

Os católicos de Mossoró se preparam para um evento que acontecerá nesta quinta-feira, 16. Mossoró recepcionará o movimento católico Cruz Símbolo da jornada mundial da juventude.

Este evento acontecerá em todo País onde será levado o símbolo a todas as dioceses do Brasil em forma de peregrinação. Do Rio Grade do Norte Mossoró será a porta de saída da peregrinação para do estado de Ceará.

Aqui em Mossoró, a programação começa às 16h na Igreja São João, no Bairro Doze anos, logo em seguida será realizada uma via sacra pelos principais pontos da cidade.

Ontem a tarde aconteceu uma caminhada dos integrantes do movimento “Bote Fé”pelo centro da cidade para divulgar o evento. 

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CATÓLICOS EM LUTO EM MOSSORÓ, MORRE DOM FREIRE


O Bispo Emérito de Mossoró Dom José Freire de Oliveira Neto de 83 anos faleceu nesta madrugada de terça-feira, 10 de Janeiro, de 2012 na UTI do hospital Wilson Rosado em Mossoró-RN

No dia 31 de Dezembro o bispo foi internado as pressas,  cirurgiado e depois transferido para o hospital Wilson Rosado vindo a óbito às 3h da madrugada de hoje.

Dom Freire assumiu a Diocese de Mossoró em 1984 e só em 2004 foi substituído pelo atual bispo Dom Mariano Manzana.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ROMARIA DE JOVENS NO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATÚ


Durante todo o dia de ontem, domingo, 30 de outubro, o Santuário do Lima em Patu-RN foi visitado por jovens de toda região, principalmente de Mossoró.

A Romaria da juventude acontece todo ano, uma multidão sobe a serra do Lima para um encontro no santuário onde acontecem várias apresentações ligadas à religião católica, como também celebração de missas e palestras entre jovens de várias cidades do Alto Oeste.
O evento foi promovido pelo movimento jovem da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. A 15ª edição do encontro teve o seguinte tema: Enraizados e edificados em Cristo na fé. 

domingo, 30 de outubro de 2011

O TEMOR A DEUS


Feliz do homem que teme os castigos do Pai soberano, o medo é o sinal da fé e respeito que temos. Sem Deus o homem se torna uma andorinha perdida do bando.  A fé em Deus dá ao homem o equilíbrio emocional, um sentimento de nunca estar só, que mantém a nossa estrutura espiritual nos tornando mais fortes.

Quando estamos bem, sem nem um problema na vida, deixamos de prestar atenção ao nosso maior patrimônio que é a fé, devemos fortalecê-la para nunca perder essa luz que nos trilha na escuridão dos dias seguintes, deveríamos renová-la todos os dias agradecendo a Deus por tudo que temos ao nosso redor.

Para um bom entendedor não é preciso mais nada para provar a nós a existência do grande Criador, aprendi que tudo que existe entre nós faz parte de um grande projeto de Deus, dos centímetros que tem a asa da borboleta ao tamanho de uma baleia, tudo foi medido e calculado com precisão.

domingo, 16 de outubro de 2011

POR SE NEGAR TIRAR VÉU, MUÇULMANA É IMPEDIDA DE CONCLUIR PROVA DO DETRAN

Neste sábado uma mulçumana foi impedida de fazer a prova do DETRAN em São Bernardo do campo, no ABC Paulista, por se negar a tirar seu véu  usado por mulheres islâmicas por motivos religioso.

A dona de casa Ahlam Abdul El Saifi, de 29 anos teve seu exame para renovar a CNH bloqueado, chamou a PM e registrou queixa na delegacia.

“Houve discriminação religiosa”, protestou Jihad Hammadeh, xeque ligado à união Nacional das entidades Islâmicas no Brasil. Veja à matéria completa na integra.integra

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MEMÓRIAS AO MONSENHOR AMÉRICO


Hoje logo mais às 17 horas será celebrada uma missa na catedral de Santa Luzia em memória ao Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, falecido há dois anos, a celebração será feita pelo padre Francisco Crisanto.

Monsenhor Américo faleceu aos 79 anos no dia 5 de Outubro de 2009, no Hospital Wilson Rosado em Mossoró.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

FALTA DE RESPEITO COM A IMAGEM DO CRISTO REDENTOR

Site pornográfico internacional usou a imagem do Cristo Redentor como propaganda. 

O nosso país precisa muito de um líder que seja carrasco com essa classe de gente que não tem o mínimo de respeito a nossa cultura. O país vive em um mar de lama, às vezes sinto vergonha de ser brasileiro ao ver a moral dos que formaram tudo, jogado às traças.

As invenções são criadas nos subúrbios de países da desgraça e quando os feitores chegam aqui são recebidos como celebridades, entram no nosso país e instalam suas mazelas sem nenhuma intervenção. Como sempre, vindos do lado dos EUA, não precisa nem analisar, é bom, tá aprovado! Afinal lá é um país de primeiro mundo... Até quando vamos viver com esse pensamento tão pequeno, comparando o tamanho do nosso país?

quinta-feira, 14 de julho de 2011

QUAL É O OBJETIVO DA VIDA?


Na manhã de hoje estava eu no portão de uma cliente quando um jovem se aproximou de mim vindo da rua, olhou para mim e perguntou se poderia me dar uma informação, eu respondi, “Claro amigo, gosto muito de ser informado.”
Com uma de suas mãos ele tirou de dentro de uma bolsa que carregava a tira colo uma revista e me entregou, ao recebê-la eu perguntei se tinha que pagar algo por ela, “não”, disse ele, “ela é gratuita. Peço só que a leia com atenção, o objetivo dela é fazer com que as pessoas entendam o sentido da vida aqui 
na Terra.”

“Te prometo ler”, disse eu ao rapaz, “Só amigo que não acredito que ela vai mesmo tirar de mim as dúvidas que tenho em relação a vida aqui na Terra. Esse assunto é infinito, nunca chegamos a uma afirmação perfeita do quem realmente somos, não sei o que estou fazendo aqui, essa é a historia.”

Ao folhear algumas páginas da revista, vi que tenho que tirar o chapéu para o criador da mesma, é uma teoria bastante convincente que deixa a gente interessado em ler até o fim, é o que eu vou fazer quando tiver tempo.


A revista diz que não existem mais argumentos para pensarmos que a vida é um acontecimento espontâneo da natureza, e sim um projeto perfeito de um grandioso projetista, não tem como se explicar, por exemplo, a ordem do DNA, como também a montagem de uma célula, tudo é medido e colocado de forma perfeita. Por tanto o mistério continua, mas com a certeza que existe um grande bem feitor.

domingo, 24 de abril de 2011

EM PLENA SEXTA-FEIRA SANTA

No feriadão da semana santa eu me encontrei com este homem trabalhando com um boi cortando terra com a capinadeira. Os tempos mudaram, as pessoas deixaram de se importa com os dias que são considerados sagrados pela igreja católica.

Há poucos anos atrás lá onde eu nasci, na sexta feira santa, uma cena como está era quase impossível. Quase tudo era pecado, andar a cavalo, tomar banho, tirar leite, vender, comprar, comer doce...  Imaginem só botar um animal para trabalhar? Isso seria um absurdo.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Oratorio de Santa luzia













fui ver o oratório de santa Luzia, uma peça de teatro muito bonita que conta a história da santa Luzia. Todos os anos o oratório é apresentado de 03 à 13 de dezembro na calçada da catedral gratuito para todos, comemorando a festa da padroeira. Tem também a mais bela voz, um concurso que premia cantores locais, leilões e muito mais...