Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens

sábado, 6 de fevereiro de 2016

JÁ EXISTE TEORIAS DO ZICA SER TRANSMITIDO ATÉ PELO BEIJO


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, anunciou nesta sexta-feira que detectou a presença do Zika vírus com potencial de provocar infecção em amostras de saliva e urina.

A evidência, baseada na análise de amostras de dois pacientes com sintomas compatíveis com o Zika, sugere a necessidade de investigar a relevância destas vias alternativas de transmissão viral, de acordo com a Fiocruz.

"O Zika vírus foi encontrado de forma ativa, ou seja, com capacidade de infecção, na urina e na saliva", disse em entrevista coletiva na sede da Fiocruz o presidente da fundação, Paulo Gadelha.

Gadelha frisou que ainda não foi comprovada a transmissão do vírus por saliva ou urina, daí a necessidade de estudos adicionais.

De acordo com a pesquisadora Myrna Bonaldo, que liderou a pesquisa, é a primeira vez que se demonstra que o vírus está ativo na urina e na saliva de pacientes com o Zika vírus."(Isso) abre novos paradigmas para entendermos as rotas de transmissão do Zika", disse ela.

domingo, 1 de novembro de 2015

PESQUISA SOBRE CÂNCER FAZ FÁTIMA BERNADES PARAR DE ANUCIAR PRESUNTO

UOL
A pesquisa da OMS divulgada na semana passada, a respeito do aumento de probabilidade de câncer para pessoas que consomem embutidos em excesso, já causa mudanças no mundo publicitário.

Em comum acordo entre todos os envolvidos (anunciante, agência e contratada), Fátima Bernardes não deverá mais anunciar presuntos e linguiças da marca Seara --pelo menos não nas próximas semanas.

O objetivo é não vincular, por ora, a imagem da jornalista e apresentadora do "Encontro com Fátima" com um produto que está na berlinda como "vilão" da saúde: os embutidos.
Do ponto de vista publicitário, a decisão conjunta teve um timing perfeito, já que, no momento em que a pesquisa era anunciada, a grife Seara não vinha divulgando seus embutidos, e sim comerciais relativos às suas massas, como lasanhas.

Embora tenha recebido o aval da OMS (Organização Mundial da Saúde), a pesquisa vem sofrendo críticas de vários setores, inclusive de médicos e cientistas do mundo todo, apontada como alarmista.

A pesquisa colocou carnes processadas, como presunto, bacon e linguiça, como possíveis cancerígenos, ao lado de produtos historicamente nocivos, como álcool e tabaco.
Se por um lado a Seara pisou no freio da publicidade de embutidos, outras marcas concorrentes, com a Marba, continuaram e até ampliaram anúncios de seus produtos nos últimos dias, como a mortadela --especialmente em rádio. 

quarta-feira, 29 de julho de 2015

MÉDICOS CORTAM REMÉDIOS DESNECESSÁRIOS

Do folha SP
Primeiro ele tirou o anticoagulante da mãe. Depois o diurético do pai e,por fim, o antidiabético da prima.

“A família pensou que eu estivesse maluco”,conta o clínico-geral e médico de família Marcos Aurélio Melo.42,professor em duas universidade de Goiás.

Ele adota a mesma atitude com seus pacientes na atenção básica de saúde, onde atua há 18 anos.”No início eles estranhavam.Depois agradecem porque se sentem melhor sem os efeitos colaterais de remédios desnecessários.”

Rotina semelhante tem Hamilton Lima Wagner, medico de família e comunidade em Curitiba (PR).”Já descrevi para minha mãe, meus irmãos e para a minha esposa, pois identificava  efeitos colaterais em medicamentos que estavam usando”  diz
Marcos e Hamilton não estão sozinhos.

É crescente o movimento da chamada “desprescrição” entre os médicos de família e comunidade, especialidade que reúne 5.000 no país. Trata-se de um processo de reduzir ou suspender  medicamentos.

Eles se apoiam na ideia de que muitos medicamentos fazem mais mal do que bem quando prescritos sem necessidade ou usado por tempo prolongado. O assunto foi discutido no Congresso Brasileiro de Medicina e Comunidade, que ocorreu em Natal (RN).

Exemplo de medicamento frequentemente desprescritos são ácido acetilsalicílico (AAS), que tem função de anticoagulante, o omeprazol e seu similares, usados para cobate a azia e a doença do refluxo, e a metformina, indicada a pacientes diabéticos e pré-diabédicos.

“minha mãe é hipertensa controlada e estava tomando AAS infantil sem uma razão consistente. Além de não ter ganho, sofria queimação no estômago. Tirei há dois anos.ela ficou ótima”.conta Melo.

Da prima, classificada como pré-diabética, ele tirou a metformina. “Com dieta adequada e atividade física, o nível glicêmico se normalizou e se mantêm controlada há três anos.”

O omeprazol é outro clássico da desprescrição. É muito comum a pessoa já não ter mais sintomas da gastrite e continuar tomando.

O abuso motivou FDA (agência americana de fármacos e alimentos) a fazer alerta sobre os riscos dessa prática.

domingo, 29 de março de 2015

O POVO QUER SABER, TEM OU NÃO CHIKUNGUNYA EM MOSSORÓ?

Mossoró vive um epidemia de uma doença até aqui desconhecida, pelo menos é o que dizem os médicos locais durante o atendimento ao grande número de pessoas que lotam as UPA's  da cidade.

Os pacientes reclamam  de  sintomas estranhos em partes do corpo, a pele incha, aparecem pintas vermelhas, dores nas  juntas, dor de cabeça, enjoos coceira e febre.

O que mais preocupa é o fato de existir boatos sobre uma suspeita de que possa ser o vírus chikungunya  que se instalou em Mossoró. Mesmo assim, ainda não vimos ninguém ligado a saúde publica se pronunciar sobre o problema no sentido de tranquilizar a população descartando ou não  essa suspeita e, se realmente ela  existir, alertar o povo sobre os riscos, e ao mesmo tempo orientar melhor sobre as medidas preventivas.

O certo é que ninguém ainda sabe se essa  doença é transmitida pelo mosquito, como já falei, só existem suspeitas. De qualquer forma  o correto mesmo é a gente  se proteger evitando facilitar a ação do inseto. Medidas simples como dormir de mosquiteiro, vestir roupas longas e usar repelente nas partes expostas do corpo, agindo assim, você  pode evitar dores de cabeça.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

NÓS SOMOS ASSIM

O nosso comportamento depende muito das nossas necessidades. Por isso que costumo dizer: É mais fácil ser honesto quando está sobrando dinheiro. Para uma situação desconfortável se transformar em um momento agradável, depende apenas de certos acontecimentos rotineiros do nosso dia-dia.

Pelo menos comigo é assim.  Em dias em que estou gozando de boa saúde, ao entrar em um centro de atendimento a pacientes sinto uma enorme inquietação, tenho uma preocupação constante ao tocar em objetos, um certo  receio de contaminação, que chega a ser um absurdo.

Tudo ficou diferente quando entrei como paciente sofrendo com uma virose, o local se transforma em um lugar aconchegante gostoso de ficar, não teve mau cheiro e o medo de contaminação foi esquecido, a única coisa que queria era uma  recuperação, dei até meu braço para uma desconhecida espetar uma agulha.

 "Ô vida louca" essa nossa!!  Cheia de altos e baixos. Sobrevivem melhor os loucos.        

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A EXPOSIÇÃO DE UM PACIENTE DEVERIA SER CRIME


Já é comum vermos nas redes sociais imagens de pessoas enfermas. Familiares ou amigos   fazendo campanhas, expondo o paciente na tentativa de sensibilizar a sociedade e conseqüentemente arrecatar fundos para tratamentos médicos.

Eu particularmente não acho uma boa ideia, imagino que devemos sempre procurar os meios que temos que funcionam com o nosso dinheiro e pressioná-los para que essas pessoas recebam o que elas tem direito como um cidadão com  toda dignidade.

Não é interessante que uma sociedade que gasta milhões com futilidade precise que um de seus membros se exponha publicamente mendigando aquilo que ele já tem por direito.

Sempre que vejo essas cenas, fico com uma dúvida: será que este paciente queria mesmo se expor tanto? Talvez não. Nós podemos financiar o tratamento dessas pessoas sem que venha a público seus problemas pessoas.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

SOU CONTRA O ABORTO DE ANENCÉFALOS


Querem colocar mais uma lei que já chega em contradição com outra, como é que pode criarem uma lei de meio termo?

Se aprovada, a lei dará o direito à mãe abortar caso seu filho tenha defeito genético comprovado por exames médicos.

Sou contra ao aborto, criar uma lei que dá direito abortar um deficiente físico, é a mesma coisa de ser contra a vida de um paciente em fase terminal, ou seja a eutanásia.

Esta discussão sobre o aborto parece não ter fim. Penso que deveriam acabar de vez com ela com um plebiscito, onde só votasse quem quisesse defender ou não a ideia.

Porque não deixar como está? Cada um que use sua consciência. De qualquer forma nunca foi controlado este tipo de crime, não temos recursos para fazer valer a lei, ser favorável só vai estimular o crime de aborto.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

FALTA ADMINISTRAÇÃO NA SAÚDE DE MOSSORÓ.

Não é justo o cidadão pagar seus impostos e não ter o mínimo de seus direitos respeitados quando precisa usá-los.

Aqui em Mossoró é de fazer vergonha. As propagandas em rádio e na TV dão conta de que tudo está bem e maravilhoso só que a realidade é bem diferente.

A pessoa que adoecer em Mossoró e não tiver dinheiro na conta para pagar à vista por consultas e exames, poderá morrer à míngua esperando pela boa vontade de A ou B.


Boa vontade nada, má vontade, digamos assim, porque se já temos os nossos direitos não deveria ser preciso de nada a não ser o atendimento com dignidade.

As clínicas particulares estão lotadas, já os centros de saúde e Upas são vagos por conta da má qualidade dos serviços prestados à população. Os médicos ganham o dinheiro público fazendo suas tarefas pela metade.

Na semana que passou fui ao UPA do Santo Antônio com um parente para drenar uma espinha inflamada e pude ver de perto a falta de compromisso dos médicos com as pessoas que frequentam aquele órgão.

O atendimento estava marcado para as 19 horas, (hora essa bastante inconveniente no meu ponto de vista) cerca de dez pessoas esperavam pelo excelentíssimo Dr. (Não cito o nome por questões de ética) responsável pela drenagem que só deu as caras por volta das 21:30. Vários pacientes que não puderam esperar voltaram para suas casas sem o atendimento.

A pessoa que eu acompanhava foi atendida às 22h, mas não foi feito o serviço completo, o médico disse que não tinha o equipamento necessário para extrair um tal de “saco de um cisto” nas costas do paciente.
  
Enquanto esperava a chegada do médico estive conversando com um funcionário e fiquei perplexo com o que ele contou “Aqui amigo os médicos fazem o que querem, eles mandam”, disse ele.

Disse ainda que são dois médicos para consultar, mas fazem acordos entre eles e só um comparece e faz o serviço dos dois. “Já o Dr. da drenagem nunca chegou no horário previsto, que é às 19 h, ele vem às 21 ou 22h e só demora uma hora, ou hora e meia e vai embora, mas ganha pela noite toda” disse ele.

Às vezes chego a pensar que somos responsáveis por tanto descaso, por admitirmos calados, não nos manifestamos e deixamos de expressar nossa indignação.

sábado, 3 de março de 2012

EGOÍSTA OU DEFENSOR PRÓPRIO?

Costumamos dizer que precisamos ser de tudo um pouco, acredito que precisamos até mesmo de um pouco de egoísmo para proteger o nosso bem estar. Outro dia ao receber um telefonema de um irmão senti que a notícia abalou as minhas estruturas físicas.

Isso foi o suficiente para eu entender que tenho que mudar o meu dia a dia, só assim terei uma vida mais longa e com saúde. Eu já descobri que não sou o responsável por tudo que acontece com minha família.

Mesmo amando meus parentes cheguei à conclusão de que tenho o direito de me cuidar mais ao invés de me preocupar com tudo. Sem minha saúde não poderei servir quando alguém precisar de mim.

Minha saúde sempre em primeiro lugar, assim será a partir de hoje. Consciente das minhas responsabilidades, mas com muita moderação e com controle do meu emocional.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MÃES SERÃO PERGUNTADAS COMO FORAM ATENDIDAS NO PÓS-PARTO

O sistema único de saúde (SUS) vai ligar para as mães que tiveram seus bebes no mesmo mês para perguntar como elas foram atendidas durante a gestação, o parto e o pós-parto.

A medida é para saber como estão sendo feitos os serviços do órgão, identificar problemas e encaminhá-los aos administradores locais que deverão solucioná-los. A ouvidoria do órgão vai usar os números de telefone cedidos pelas mães como contato no momento da internação.

A comunicação com o órgão também foi facilitada com a substituição do número antigo de dez dígitos pelo número 136, fácil de decorar e gratuito, que atende tanto de telefone fixo como também de celular.

Nota do Blog: Quem ligar para Mossoró vai se comover muito com pena dos mossoroensezinhos que nasceram cearenses, por conta do descaso dos administradores locais. 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O CANTOR WANDO CONTINUA CONSCIENTE EM ESTADO ESTÁVEL.


Ainda é preocupante o estado de saúde do cantor Wando que está internado desde o dia 27 de Janeiro de 2012 por conta de problemas cardíacos. Wando passou por duas cirurgias e chegou a ter um infarto agudo dentro do hospital.

O médico que cuida de Wando informou no boletim que ele deve permanecer no CTI porque ele ainda respira com ajuda de um respirador e só pode tirar de forma gradual, na segunda feira, dia 6, Wando passou 8 horas sem o respirador, a meta, segundo o médico, é ampliar este tempo sem aparelho por 48 horas. Informações do G1

Nota do Blog: Os fãs de Wando esperam ansiosos pela sua recuperação, o romantismo e a qualidade de suas músicas conquistaram muitos fãs em décadas passadas. Até hoje ele soube manter seus shows com qualidade, com um público de meia idade, Wando é aplaudido em todo Brasil.

Na última vinda a Mossoró Wando cantou e encantou no Restaurante e pizzaria oba show. Veja no link o post sobre seu último show em Mossoró

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

REVOLTANTE: A OMISSÃO DE SOCORRO MÉDICO.


Em visita ao site “O Câmera” me deparei com a notícia de um fato no mínimo absurdo, estúpido, e revoltante.  A informação é de que um rapaz foi vítima de um capotamento na quinta-feira, 18 de dezembro, na BR 405, precisou dos cuidados médicos do Hospital Regional Tarcisio Maia e não foi atendido porque o médico alegou ter terminado o seu expediente e se negou a atendê-lo, por conta disso, o rapaz morreu por falta do atendimento.

A vitima foi Ubiraci Moura de Oliveira, de 35 anos, de acordo com a informação, ele chegou  no HRTM por volta de 18 horas e 30 minutos, o médico de Plantão,   não o atendeu porque já estava terminando seu expediente. A direção do hospital ainda tentou sensibilizá-lo, mas não teve acordo com o médico.

Se os fatos aconteceram desta maneira, é lamentavelmente e não tem mais o que fazer para recuperar o estrago cometido, mas a direção pode se prevenir para não se repetir com outra pessoa. Um médico que não tem compromisso de salvar vida e trabalha só por amor ao dinheiro, não serve para trabalhar em hospital público.



As leis existem, mas o acesso a elas é muito complicado e os culpados ficam impunes por uma barbárie desta natureza. As famílias é que ficam com a sede de justiça por tamanha humilhação. Veja a matéria completa aqui:

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A VIGILÂNCIA À SAÚDE INTENSIFICARÁ FISCALIZAÇÃO.


A decisão veio depois de encontros realizados com as empresas que fabricam produtos gelados comestível em Mossoró, onde foram informados  sobre as determinações da ANVISA.

A fiscalização terá foco principal aos armazenamentos de produtos das sorveterias. Os empresários (que são em torno de 15) terão até o final deste ano para adequarem-se as exigências.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ACHOCOLATADO TODDYNHO COM PROBLEMA

A vigilância sanitária do Rio Grande do sul fez análises em um lote do achocolatado Toddynho e foi constatado um pH de 13,3, índice que se aproxima de produtos de limpeza como solda cáustica e água  sanitária. As Análises foram realizadas depois que várias pessoas sentiram-se mal ao ingerirem a bebida.

Já chega a 29 casos, as pessoas reclamavam de queimaduras na mucosa da boca, a maioria das vitimas foram crianças. O produto, vendido em caixinhas de 200 ml, está com as vendas suspensas em todo o estado do RS.     

Informações do Folha.com

OUTUBRO ROSA


Hoje quarta-feira foi iniciada uma campanha mundialmente conhecida como “Outubro rosa”. Essa campanha serve para alertar as mulheres contra o seu pior inimigo, que é o câncer da mama.

Estudos revelam que o câncer de mama é responsável pela maioria das mortes das mulheres em período fértil, que são as do grupo entre 15 e 45 anos, o caso torna-se ainda mais preocupante, ao grupo de mulheres a partir dos 50 anos, 75% dos casos são registrados entre elas.

A doença não tem meios preventivos, a única arma que as mulheres têm ainda é o diagnóstico precoce, isso aumenta as oportunidades de cura. Por isso que é muito importante que as mulheres façam o alto exame com freqüência.

Os mastologistas alertam que quando a mulher estiver no banho com o corpo espumado de sabonete, apalpe seus seios e os conheça bem como eles são, e se algo estranho for percebido, não será motivo para pânico, mas sim motivo de procurar orientação nos postos de saúde, isso pode salvar sua vida.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SAÚDE EM MOSSORÓ

Procurar pela saúde em Mossoró não é fácil, e quem pensar que estou me referindo ao SUS está muito enganado, a dificuldade é encontrada mesmo pagando caro por consultas e exames, as filas são enormes, as clínicas lotadas de gente doente sem ter estrutura suficiente para acomodar as pessoas que ficam em espera pela consulta em aglomerações subumanas.


Esta semana acompanhei minha mãe nas consultas de rotina dela, e pude ver a dificuldade que ela se submete para ter acesso ao médico mesmo pagando caro, agora imagina só quem vai para as filas do SUS. Por tanta decadência, às vezes penso que o ambiente em que procuramos atendimento médico e prejudicial à saúde.

Além da superlotação não se cumpre a lei que dá preferência de atendimento aos idosos, na clínica Oitava Rosado inventaram uma fila eletrônica somente para idosos e disponibilizaram um dos 6 atendentes para a mesma. Fazendo a conta direito se percebe que os idosos ficam por último, é falta de respeito com o idosos ainda maior por ser em uma clínica onde só vão doentes, é um absurdo.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Consulta médica barata só para informados

Quem precisa fazer uma consulta com médico aqui em Mossoró, precisa estar bem informado em relação aos preços para não pagar mais caro que os outros. Tem clínica que cobra até 100 reais pela consulta, já tem outras que não passam de 40. Eles inventaram a bendita carteirinha de sócio para enganar os desinformados, veja só: Para fazer uma carteirinha de sócio se gasta 5 reais, com a mesma, a consulta passa de 80 para 40 reais, porque você já passa a ser sócio. A mesma coisa serve para todos os tipos de exame, tudo fica pela metade do preço. Quando chega alguém para se consultar a atendente diz logo: Você tem convénio? O desinformado inocente diz que não. Aí ela diz: Particular custa 80 ou até mesmo 100 reias. E assim vai enganando um e outro com a falta de informação, se tivesse um preço igual para todos os clientes, cada clínica com seu preço, seria mais justo. Criassem uma concorrência justa sem enganar o povo.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA NO RN

No Rio Grande do norte já foram confirmados 23 casos de gripe suína, mas ainda não houve nem uma morte causada pelo vírus até o momento. Me preocupa a falta de informação de onde o vírus está agindo, pois o estado adota esta tese de não informar à população, as cidades que estão com pessoas doentes. Eu não acho certo, o povo sabendo se cuida mais, vale a pena os transtornos que são causados pelo medo de ser contaminado, não é justo não saber onde anda o perigo. Por exemplo, vai haver uma festa na cidade, se ninguém ouve falar em gripe todos vão para a festa, ficam a vontade e muitos outros vão ser infectados por isso a importância da informação.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Água contaminada


Eu presenciei uma cena que me deixou preocupado, num local onde muitas crianças tomam banho, os pais levam para lá porque a água é parada e o risco de afogamento é menor, só que o perigo vem por outro lado que não é notado por todos, cachorros doentes dividem espaço com as crianças, por tanto devemos ter mais cuidado com isso.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

cuidado com a dengue



Meus amigos, estamos chegando no período chuvoso, com isso chega também a preocupação com a dengue. Devemos ter a consciência de que somos todos responsáveis por esse problema, portanto, devemos fazer a nossa parte. Por isso amigo, tenha atitude! A dengue é muito perigosa, pode matar. Se perto de sua casa tiver algo que você ache que possa criar mosquito, denuncie, chame a saúde. A próxima vítima pode ser a sua mãe, às vezes já velhinha, que não tem muita defesa contra o maldito vírus. Nós já sabemos tudo que devemos fazer, agora é só colocar em prática, comesse por sua casa, analise se realmente não tem nada que possa dar hospedagem à esse mosquito tão covarde... Vamos dar o desprezo à essa criatura de uma vez por todas nas nossas casas!