Mostrando postagens com marcador Família. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Família. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

RELATOR É APLAUDIDO AO DEFINIR FAMÍLIA

O relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Estatuto da Família, deputado Diego Garcia (PHS-PR), apresentou nesta quarta, 2, seu relatório no qual estabelece como conceito básico de família "a união de um homem e de uma mulher, por meio de casamento ou de união estável, e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos".


Exclui-se, portanto, o conceito de que uma família possa ser formada por pais homossexuais.

Segundo Garcia, o texto está "alinhado aos preceitos constitucionais e valores morais e éticos de nossa sociedade, com o fim de garantir direitos e o desenvolvimento de políticas públicas para a valorização da família".

O documento também cria os "Conselhos da Família", que serão órgãos responsáveis pela execução de políticas públicas referentes aos direitos da família. Após a leitura do texto, o relator foi aplaudido na comissão, formada majoritariamente por parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica.

O relatório diz que "nem toda associação humana é base da sociedade e nem toda relação fará jus à especial proteção, ainda que toda comunidade, se não contrária ao bem comum ou à lei, deva ser respeitada e faça jus à tutela geral do Estado".


No texto, ele defende a competência do Legislativo para legislar sobre o assunto. "Trata-se de competência do Congresso Nacional regulamentar, para maior eficácia, a especial proteção constitucionalmente garantida à família.

O estatuto vem para colocar a família, base da sociedade, credora de especial proteção, no plano das políticas públicas de modo sistemático e organizado, como até então não se fizera.

Nada impede que os cidadãos, mediante seus representantes políticos, advoguem pela inclusão de novos benefícios a outras categorias de relacionamento, mediante argumentos que possam harmonizar-se à razão pública", afirma o relator.

O deputado até chega a abordar as uniões homoafetivas, mas desvinculando-as do conceito de família. Para tanto, ele cria uma nova denominação, batizada de "parceria vital", que seria o "enlace entre duas pessoas". Essa parceria não constituiria uma família e não teria conexão com a procriação. Serviria apenas para garantir direitos previdenciários.


Para ele, porém, o texto não reforça a homofobia. "O projeto de lei não exclui ninguém, ele valoriza a família, base da sociedade, e cria algo inovador, porque, desde 1988, o Congresso Nacional vinha se calando, se omitindo a respeito da família. "E hoje estamos dando um grande avanço com essa discussão", disse.

A proposta é de autoria do deputado Anderson Ferreira (PR-PE) e tramita na Casa desde 2013. Neste ano, porém, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu criar uma comissão especial para tratar do assunto, o que, na prática, faz acelerar sua tramitação.

domingo, 9 de novembro de 2014

O CAMINHO QUE ME LEVA À TRISTEZA


Sempre que vou à pequena comunidade de Conceição, no município de Catolé do Rocha Paraíba, é pelo motivo das perdas do meu maior tesoura aqui na  terra: minha família.
  
Tudo começou quando eu ainda tinha 3 anos de vida quando perdi meu pai, hoje tenho 44, durante todos estes anos vividos, passei por este caminho por muitas e muitas vezes, todas elas pelo mesmo motivo.

Este é o caminho da tristeza, o caminho da minha decepção com a vida. Pelas curvas desta esquisita estrada de chão, passaram meu pai antes que eu conhecesse; meu avô, o meu herói; minha avó que era quase uma santa para mim; vários tios queridos e primos. Todos os citados vieram por aqui em suas últimas viagens.

Um dia desses, serei eu mais um dos passageiros que vai para ficar como os outros ficaram. Uma realidade dura de mais de se encarar

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

FAMÍLIA SE ARRISCA AO ATRAVESSAR BR-304

O Mossoró em foco flagrou na manhã de hoje, uma família atravessando a BR-304 em trecho duplicado onde o trânsito é muito perigoso. Atravessar a BR sobre as muretas que dividem as duas pistas é muito arriscado, as chances de ser vítima de atropelamento são muito grandes, mesmo assim, as pessoas insistem em atravessar e ainda levam crianças no colo.


A boa notícia sobre isso é que, segundo informações, em muito breve serão construídas várias passarelas em todo o percurso que foi duplicado na obra do Complexo viário Abolição. Depois que elas estiverem prontas, vamos torcer para que as pessoas obedeçam a sinalização e não deixem de passar pelas passarelas. 

domingo, 11 de agosto de 2013

SE EU TIVESSE O MEU PAI


Hoje eu te daria um abraço forte, um beijo em sua face, e diria eu te amo pai. Se não existisse história eu não seria a pessoa certa para falar de sentimentos entre um filho e um pai, pelo fato de não ter conhecido o meu pai, ele faleceu quando eu ainda estava no berço, não tive seus carinhos nem sua disciplina na minha formação. Não lembro nem como era seu rosto, a única imagem  dele que vi foi uma fotografia de péssima qualidade, apenas seu vulto.


Mesmo assim, sua história contada por parentes próximos fez dele meu grande ídolo. Não tenho dúvida do que ele faria para me proteger durante minha infância. Um homem forte, trabalhador, honesto, que gostava do respeito, e dos bons modos. A história disse que em seus minutos finais, ele recomendou aos que eram líderes da família que cuidassem de seus filhos, inclusive eu, com menos de dois anos de vida. Isso pra mim significa bravura que não sei como distinguir. Só sei que ele era meu pai que amo á distância, e ao mesmo tempo perto de mim, no meu interior, no meu coração. Onde que esteja, feliz dia dos pais Expedito Rufino da Silva.    

domingo, 17 de junho de 2012

FAMÍLIA TRADICIONAL DE MOSSORÓ SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DE UM SEQUESTO.


 A família Porcino vive momentos de muita aflição por conta de um membro da família ter sido sequestrado no dia de hoje, 19 de Junho, na cidade de Ceará-mirim - RN.

As informações são de que o rapaz, que tem o apelido de Popó, participava de uma vaquejada na cidade e estava dormindo em um caminhão de apoio quando por volta das 7h recebeu uma ligação que dizia que os cavalos estavam soltos. Em companhia de um tratador de cavalos foi averiguar o que tinha acontecido e sumiram os dois.

Pouco tempo depois, o tratador de cavalo apareceu e narrou o que ocorreu. Três homens armados em um carro preto teriam abordado os mesmos e os obrigado a entrar no veículo. O tratador de cavalo também citou que um dos sequestradores falou o seguinte: “Até que em fim a gente pegou. Ô coisa difícil!”.


O tratador disse também que o garoto foi interrogado por um dos bandidos que perguntou: - De quem é o carro branco? E o menino respondeu: - É de amigos de Mossoró. O tratador foi solto em um matagal próximo à cidade de Santa Maria e teve que andar bastante a pé até chegar à estrada, depois voltou para o Parque de vaquejada.Informações do blog do Carlos Santos.

  

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O MUNDO INFANTIL DAS CRIANÇAS


O mundo seria outro se todos nós fôssemos crianças. Neste dia colorido relembramos o nosso período que fomos crianças, lembranças que são nítidas durante toda nossa vida, através dessas lembranças sabemos identificar o que realmente pensa uma criança.

Os sonhos, os desejos, todos acompanhados de muita esperança, isso deixa ainda mais colorido essa passagem da nossa vida.

O colo da nossa mãe, um brinquedo, é o suficiente para não desejarmos mais nada, uma simples careta, já nos faz rir em abundância, é a felicidade a flor da pele, tudo que vemos é bonito e novo.
    
Se eu fosse uma criança, o que eu queria no dia de hoje era brincar com meus amigos sentados na areia fria com meu carrinho de brinquedo, mas, como já fiquei adulto e perdi a minha infância, perdi também esses prazeres que ela me proporcionava.
    
Os nossos interesses quando crianças são momentâneos não trocamos um pirulito por uma fábrica de pirulito, qualquer brinquedo vale mais que um carro importado, e com o passar do tempo esse mundo colorido aos poucos se transforma em preto e branco é quando vem a cruel e dura realidade. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

JULGAMENTO PRECIPITADO

IMAGE do Caméra 
É assim que julgo ao ver fotos de um cidadão algemado nas páginas da internet sem que tenha provas convincentes de que ele seja mesmo um criminoso.

“Professor aposentado é preso por manter família em cárcere privado.” Assim diz a matéria que li. Tudo bem, eu não vi de perto a situação em que se encontrava esta família, mas também não li nenhuma explicação convincente de que na verdade esse cidadão seja um criminoso para aparecer desta forma à sociedade.

A denúncia de um parente e os problemas da família, não são provas suficientes para chegar a tal  conclusão.

Quem garante que o senhor Francisco Basílio Neto, de 60 anos, do município de Assu, não esteja precisando de ajuda, invés de um par de algemas? Quem vai indenizá-lo por danos morais se for provada sua inocência?

Por esse país a fora existem muitas famílias desta forma, sem a assistência necessária em locais que não chega o acompanhamento dos programas sociais que custam milhões aos contribuintes.

As prefeituras que têm o papel de fiscalizar e abrir caminho para esses benefícios chegarem a essas pessoas, estão sendo irresponsáveis.

domingo, 2 de outubro de 2011

EM AREIA BRANCA -RN, UM DEFICIENTE MENTAL VIVE PRESO PELO PAI HÁ 25 ANOS.

Há 25 anos, o agricultor José Antônio do Nascimento, 45, é mantido preso pelo pai em um cômodo da casa da família, no município de Areia branca (RN) , a 283 quilômetros  de Natal. A constatação  foi feita na segunda - feira (26) por assistentes sociais, que estão produzindo um relatório  que será encaminhado a órgãos como Ministério Público e Polícia Civil.

Antônio tem problemas metais e vive como um animal abandonado em um espaço de pouco mais de 3M², sem cama ou móveis  e fechado com grades. Segundo os próprios familiares, em 1986 ele presenciou um assassinato da cunhada grávida, o crime cometido pelo o irmão João Antônio do nascimento  e desde de então, o deficiente teria se tornado agressivo e apresentando problemas Psíquicos graves.  Veja aqui a matéria completa na integra com fotos.Fonte: UOL.      

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O QUE TEMOS DE MELHOR.

Hoje eu estava pensando, por qual motivo não valorizamos o que temos? Nossa Mãe, por exemplo, vive pertinho de nós e podemos falar com ela toda hora, mas infelizmente não percebemos isso, e quando a perdemos choramos sentindo sua falta, e queria muito ter um tempinho para falar com ela.

Uma pergunta à meus seguidores: Algum de vocês já disse a sua mãe, hoje, que a ama? Se não disse, vai lá, dê um abraço bem forte e um cheiro nela, depois diga que ela é a pessoa mais importante do mundo, ela merece. Os idosos são carentes do carinho dos filhos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SER PAI É ASSIM

Como estamos no mês dos pais, resolvi escrever um pouco sobre o que é ser pai. Ser pai é um sentimento que não dá para descrever com palavras, só sendo pai para entender.


Ser pai é sentir o quanto é bom ensinar tudo da gente àquelas pessoinhas que cada dia te impressionam com seu desenvolvimento, não tem quem esqueça os momentos em que se coloca seu filho para dormir e sente ele em seus braços, pouco a pouco adormecendo, da mesma forma quando ele está acordando, gemendo de preguiça e dando aquele sorriso sem dentes.

Brincar com ele rolando no chão e sentir o roncadinho do peito dele gastando as energias e se molhando por sua saliva, sem nem um tipo de receio. Os primeiros passos, com a fralda na cintura e depois sozinho, as primeiras frases, da prazer mostra o mundo para ele.

Por tudo isso, o pai quer que todos vejam o quanto o seu filho é especial. O primeiro dia de aula, dá pena de vê-lo chorar por querer ir para casa, as primeiras apresentações no colégio, dancinhas, o filho da gente brilha mais que os outros. Aquele sorriso faltando dentes é inesquecível.

Os deveres de casa são sempre a primeira batalha de pai e filho, nos serviços domésticos que se faz em casa temos a companhia inseparável entramelando nos nossos pés, às vezes falta a paciência, em outros momentos curtimos com muita alegria.

domingo, 14 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS PAIS


Ser pai, não temos como definir com palavras esse sentimento. O homem pai é aquele que vê no seu filho, sua renovação, tenta passar para ele todo o conhecimento que adquiriu nos anos vividos para que ele tenha uma boa formação.

Para os pais não existe pessoa no mundo mais importante que o seu próprio filho, tudo que somos e o que temos pertence a eles.

A felicidade do pai é dependente do bem estar do seu filho. Na infância o filho é dependente, na velhice o pai é dependente e tornasse uma troca de afeto que faz a construção de uma família feliz e realizada.


A responsabilidade de ser pai é muito grande porque passa, por cada um que tem esse merecimento, a tarefa de cuidar no aperfeiçoamento da geração da qual ele é o responsável.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

AS VISITAS DE VOVÔ, PAI DO OLHO DÁGUA

Hoje ao amanhecer do dia, sai para a rua e olhando o horizonte vermelho pelos raios do sol destruindo o resto da noite, veio em mim lembranças dos meus 5 anos de vida: um  moleque do sítio que não era notado por muitos. Órfão de pai, morava com minha mãe e meus 4 irmãos: Francisco, “Chico”, Francisca “rã”, Antônio “Torreiro”, Manoel “Mané” e eu Pedro, me orgulhava em ser o caçula da família.

Tudo era mágico, eu tinha tudo e não tinha nada. Tinha tudo porque eu não conhecia o que eu não tinha, portanto não me fazia falta. Meus pertences eram minha baladeira, uma dúzia de bilas, uma carrapeta, e um corrupio feito de cabaça. Sim, tinha também um cavalo-de-pau feito de uma vara de marmeleiro, isso era tudo que eu precisava para ser feliz.

O meu herói era o meu avô, Manuel vermelho, esse nome para mim significava Deus, o homem que podia tudo. Meu avô nos visitava toda semana, no final da tarde dos sábados, nós ficávamos ansiosos esperando a sua chegada, todos olhando para a “xam do cédulo”, o caminho por onde ele vinha.

De repente, de longe a gente avistava o cavalo branco de galope todos gritavam: “Lá vem, é ele” e descíamos o alto em dispara ao seu encontro, como eu era o menor ele me colocava na lua da cela e acabava de chegar junto comigo e meus irmãos. O cavalo muito esperto, mas cansado, todo suado da viagem, afadigado não parava de sapatear, ofegava e mordia a bridas, saia espuma da boca do cavalo.

Meu avô tirava do bolso da coronha um pacote de biscoitos comprado lá nos capitães para comer mais tarde com a gente com chá de folha de laranja. Depois ele tirava a cela do cavalo e o amarrava no oitão da casa para comer um mato que a gente dizia ser “rapadura de cavalo”.

Mamãe fazia o chá e nós íamos conversar no alpendre comendo os biscoitos e falando para meu avô as novidades da semana. Em seguida meu avô tirava do bolso uma carta do seu filho, meu tio Argemiro que morava na Bahia, a minha mãe lia e depois começava a escrever a resposta da carta para meu avô enviar de volta. Assim era a visita do meu avô.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O AMOR É BONITO EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA.


Nos dias de hoje está difícil de depararmos com uma cena como essa da foto acima. Um casal andando na rua de mão dadas, é tão difícil que quando vemos, imaginamos que se trata de um deficiente físico.

Por várias vezes eu vejo este casal de idosos andando no centro da cidade, me impressiono com a dedicação dos dois, ao atravessarem a rua, nota-se toda atenção no transito, um cuidando do outro todo tempo, gosto muito de ver cenas assim.

domingo, 8 de maio de 2011

DIA DAS MÃES EM MOSSORÓ


Estive no centro da cidade hoje pela manhã e percebi a falta de opção para quem ainda não tinha comprado o presente para sua mãe, as lojas estavam fechadas, as pessoas circulando, mas não encontravam comércio aberto.

A falta de informação fez com que muita gente se dirigisse até o Mossoró West shopping pela manhã, quem chegava à porta do shopping era barrado por um segurança informando que estava fechado.

As lojas de floricultora eram as únicas que estavam abertas e tiveram muito trabalho para atender os clientes que deixaram para a última hora. Grande movimentação podia ser notada no cemitério São Sebastião, as pessoas que já perderam a sua mãezinha não deixam passa em branco e muitos vão para homenageá-la em seu túmulo.

PARA TODAS AS MÃES DO MUNDO

Hoje é um dia especial, o dia de homenagear aquela que nos deu o direito à vida, que nos amamentou, carregou no colo, balançou para dormir, deu carinho e ensinou os primeiros passos.

Neste dia relembramos a nossa infância quando não sabíamos de quase nada. Ela tinha a força necessária para nos proteger, ela era a nossa protetora que nós confiávamos em qualquer circunstância.

Mãe, não existe no mundo coisa tão doce, nos momentos mais frágeis da nossa vida nos sentimos seguros ao seu lado, sem você, mamãe, não teria dado continuidade aos planos da vida. 

Parabéns a todas as mães, principalmente a minha heroína, ela é a mãe melhor do mundo, não tenho palavras para dizer o que ela representa para a minha pessoa.


Parabéns senhora mãe

neste grande dia seu
Tu és a dona do ventre,
de onde Jesus nasceu.
Transmitir vida do mundo
só você que mereceu.
De ti vem a esperança
e amor que Deus nos deu.    

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O DIA DA SOGRA

28 de Abril se comemora o dia da sogra. Esta dada deveria ter a mesma importância que tem o dia das mães. As sogras merecem todo o respeito e carinho dos genros e noras, nesta data deveríamos presenteá-las e agradecê-las por ter nos dado de presente uma companheira para formar nossa família.

Infelizmente, poucos valorizam e comemoram o dia da sogra. Enquanto têm genros e noras que amam suas sogras, muitos fazem comédia e chegam até a desmoralizarem estas senhoras, eles devem ter esquecido que, na verdade, elas são as mães de suas esposas, e avós dos seus próprios filhos.

A “sogra ruim” é aquela que quer o melhor para sua esposa e o melhor para seu filho, geralmente o desentendimento aparece quando não somos bons maridos, nesta hora, as broncas da sogra são essenciais para que possamos corrigir nossos erros, e 
cuidar melhor do mais precioso que é a família.

Acho feio e deselegante genro que zomba da sogra, fala mal a ponto de denegrir a imagem, sei que não somos obrigados a gostar, mas devemos ter o respeito, principalmente quando se trata de uma pessoa que é um dos pilares principais da nossa família.


Acredito que o inventor de piadas de sogra tem um péssimo gosto, o seu talento é do humor negro, deveria ter inventado de forma que elogiassem essas senhoras   merecedoras do nosso respeito e carinho



.

terça-feira, 19 de abril de 2011

MEU TIO CHICO CARDOSO

O tempo tira quase tudo de nós, o que sobra são apenas as lembranças do que aconteceu nos anos vividos. Hoje me lembrei de um tio que gosto muito, já velhinho com 84 anos, “Padin Chico”, assim que eu o chamo. Francisco Cardoso de Paiva, que todos os outros conhecidos chamam de Chico Cardoso.

Eu com a idade de 10 anos acordava todos os dias com o badalar do chocalho das vacas de tio Chico, era quando ele ia deixar o gado no cercado do serrote branco, na volta ele parava lá em casa para tomar café e conversar um pouco. Passadas curtas e rápidas, lá vinha ele, chapéu de palha, camisa de mangas compridas, uma calça remendada e botas, estas eram suas vestes. Ao chegar sempre a mesma frase: “bom dia”. “Sua benção tio Chico”. “Deus te dê fortuna”.

Dependurada no ombro ele trazia uma espingarda de marca “Rossi”, calibre 32, na cintura uma cartucheira completa de munição. Não faltava com ele um cigarro grosso de fumo que, quando não estava queimando o bigode, estava na orelha, ainda não entendo porque cheirava tanto.

O companheiro de todos os dias de tio Chico se chamava vencedor, um cachorro preto que, apesar de ser um vira-lata, tinha um tamanho impressionante. É desta forma que me lembro daquele grande homem, pessoa humilde, honesta e trabalhadora que  viveu toda sua vida comendo o que plantava, e foi assim que criou um monte de filho num sítio onde um simples carro era novidade.

Na nossa última conversa, há um ano, tio Chico se mostrava decepcionado com o tempo, a sua voz compassada já não tinha os mesmos rumos de antigamente. Ele olhou pra mim com um olhar de tristeza e me falou assim: “Pedro, você deve estar pensando assim, eita Chico Cardoso, nunca mais tu vai subir o serrote branco...”.

Na sequência respondi para ele com a mesma naturalidade que ele havia me falado, “a vida é assim mesmo tio Chico, no dia em que o senhor nasceu sua mãe já sabia que nunca mais Chico Cardoso iria Nascer”, um sorriso brotou no seu rosto, seus lábios trêmulos fizeram descer águas dos meus olhos, me despedindo dele lhe disse, “Sua benção tio Chico”, e ele respondeu, “Deus lhe dê fortuna, meu filho.”


sábado, 19 de março de 2011

A MINHA AVÓ

Faz muito tempo que ela saiu de entre nós, mas continua bem próxima dos corações das pessoas que a conheceram. Ela foi uma pessoa muito especial, um exemplo a ser seguido.

Hiria Euláia da conceição. Pronunciar este nome me deixa emocionado, a importância desta mulher na minha vida foi tão grande que não existem palavras no meu vocabulário que possam detalhar a sua grandeza.

Mulher humilde, de família pobre, que tinha um valor incalculável. O patrimônio de dona Hiria era no coração e ela dividia com todos que a conheciam. Tenho 40 anos e nunca conheci alguém à sua altura, simpática, bem-humorada, conselheira. Com sua suavidade acalmava os metidos a valente da família.
Ainda hoje a sua disciplina me equilibra na vida, e tudo que aprendi com ela tento repassar, numa tentativa de não deixar morrer as sementes que ela semeou em sua passagem.
Fecho os olhos e vejo seu semblante entre os flashes da minha mente, recordo momentos acumulados em décadas, em segundos, fico triste por saber que tudo só passa, nada volta, em uma velocidade sem controle.

sábado, 5 de março de 2011

SER PAI DE ADOLESCENTE É TAREFA COMPLICADA

Sou pai de adolescentes e sei como é difícil administrar este período do jovem. A vontade de fazer com que eles se sintam felizes e os cuidados com os perigos que moram perto de nós, são esses os fatores que deixam nós, os pais, apreensivos sem saber se está fazendo o papel de pai corretamente.

Não conto as vezes que fui duro com meus filhos contra a minha própria vontade. A necessidade de dar um não deixa a gente doendo por dentro, porque eu já fui jovem e sei como era bom ter liberdade, como eu fui criado no sítio tive este privilégio que hoje não existe mais.

A preocupação maior é com a violência, tanto no trânsito como a dos criminosos que andam farejando a paz das pessoas de bem. A prostituição é outra vilã que destrói silenciosamente a vida de muitos jovens, e por fim vêm as drogas muito perigosas para quem não tem uma boa informação.

Diante disso tudo ficamos nós pais, entre a cruz e a espada se virando como pode na tentativa de proteger os nossos tesouros mais valiosos sem tirar o brilho dos olhos deles, sou consciente que posso errar, não tenho o poder de saber o que é certo ou errado só tento fazer o melhor.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ITALIANO É PRESO POR BEIJAR FILHA EM FORTALEZA


Desta eu gostei. Na praia do futuro em Fortaleza, um italiano de 40 anos foi flagrado por um casal de turistas de Brasília, quando estava acariciando e beijando na boca a sua própria filha de 8 anos, o casal chamou a direção da barraca crocobeach onde os mesmos estavam na picina, um supervisor da barraca chamou o italiano e pedido que ele saisse da piscina alegando que ele estava incomodando os clientes com o comportamento dele com a filha, ele ignorou e falou que era normal dar selinhos na filha, mesmo assim o casal de turistas chamou a polícia e ele foi preso. Como é bom ver que o Brasil está evoluindo no combate a pedofilia, estes gringos precisam entender que o Brasil está mudando, e não vai tolerar as culturas absurdas do outro lado do mundo sendo estimuladas aqui. Mesmo sabendo que aqui no Brasil tem muitos pais que se comportam de forma idiota com os filhos, nós devemos denunciar, pois só assim diminuiremos esta pouca vergonha.